Como limpar o nariz entupido do bebê

Quando o nosso bebê está com o nariz entupido, isso é incômodo não só para ele próprio, que sofre um bocado com isso, mas também para os pais. Isso porque quando o bebê está com o nariz entupido, ele pode acabar deixando todos preocupados e por estar desconfortável, pode chorar e ficar inquieto.

Imagine a situação do bebê: suas narinas e suas vias aéreas já são, por conta da idade, menores, mais estreitas. Quando o narizinho dele fica entupido, isso dificulta a sua respiração e ele, além de não respirar tão bem quanto o esperado, fica mais cansado. O fato dele às vezes não querer comer é por conta desse congestionamento nasal.

Uma das coisas que mais influenciam no entupimento do nariz do bebê são as condições do tempo. Quando a umidade do ar está muito abaixo do desejável, ou melhor, quando o tempo está seco, isso resseca as narinas. O corpo, na tentativa de hidratar o local, produz secreções, deixando-o entupido.

Nos períodos mais frios, como o outono e inverno, a umidade do ar fica menor, o que agrava a situação. A temperatura mais baixa por si só já é um problema dos grandes quando se trata da saúde do bebê.

A poluição do ar é igualmente um item de peso para o entupimento. Por conta dessa poluição, o ar fica cheio de partículas que podem irritar as vias aéreas e também provocar alergias diversas.

Essas secreções que obstruem a narina do bebê podem ser mais claras e líquidas, durante o dia, ou com um tom entre amarelo e verde, sendo mais “grossinhas”, espessas, durante a noite.

A criança pode apresentar outros sintomas além de um nariz entupido. Muitas vezes ele é apenas um dos diversos sinais de alguma infecção ou doença respiratória.

É por essa razão que a narina do bebê deve ser higienizada com frequência. Mostraremos adiante como fazer essa limpeza.

Como manter o nariz do bebê limpo e descongestionado

Limpar o nariz do bebê vai deixa-lo muito mais aliviado, respirando melhor e se sentindo mais confortável. Dormir vai ser mais tranquilo para ele, justamente pelo fato de poder respirar com mais facilidade e qualidade.

Selecionamos abaixo algumas dicas de como limpar o nariz entupido do bebê.

  • Soro fisiológico

O soro fisiológico é um produto-coringa que todo mundo deve procurar ter em casa sempre. Ele pode ser facilmente encontrado em qualquer farmácia. Com cuidado, incline a cabeça do bebê para trás e despeje um pouquinho do soro. Dá para usar um conta-gotas para isso também.

  • Sugador nasal 

Hoje no mercado existem dois tipos e sugador nasal: 

O sugador convencional também conhecido como aspirador ou perinha que não são tão eficientes, pois sua sucção é muito baixa e por este motivo não conseguem extrair toda a secreção a criança.

O sugador nasal da sana babies que foi desenvolvido por especialistas para fazer a limpeza da secreção do nariz da criança de maneira eficaz. É um inovador sistema no Brasil para remoção da secreção nasal em bebês e crianças, na higiene do dia a dia e em gripes e resfriados.

Indicado por Médicos do mundo todo, este produto tem sua qualidade reconhecida mundialmente e por sua eficiência oferece qualidade de vida para crianças de todas as idades, desde o 1º dia de vida até os 4 ou 5 anos, que é quando a criança conseguirá assoar o nariz com eficiência, tanto na higiene do dia a dia como também no combate ao foco infeccioso (gripes e resfriados). Além de contribuir muito no cuidado de pacientes especiais, pois não os submete ao traumático procedimento da aspiração através de sondas, e o Sugador Nasal chega a ser mais eficiente que as sondas!

Devido a sua eficiência ajuda a criança a comer, dormir e a respirar melhor e é indicado por sua segurança para o uso ilimitado, atuando rigorosamente nas vias respiratórias superioras. Não é um produto invasivo ao sistema respiratório pulmonar!

  • Solução em spray

Existem alguns sprays com uma solução a qual se espirra delicadamente no nariz do bebê.

  • Inalador/nebulizador

Fazer uma inalação com soro fisiológico ajuda enormemente na eliminação do muco.

A limpeza do nariz do bebê deve ser feita diariamente, prevenindo e/ou remediando a obstrução nasal. Ela deve ser feita no mínimo 2 vezes ao dia e mais vezes no caso de tempos e lugares mais secos.

Deixando o nariz do bebê limpo e desobstruído

A melhor coisa a se fazer é se prevenir sempre. Uma limpeza diária das narinas do bebê evita muitos problemas. Lembre-se sempre de limpar o aspirador ou nebulizador após o uso, evitando uma nova contaminação.

 Fonte: Matéria em parceria com o site Bebê123

Tags: Bebê, Crianças, Higiene, Saúde

voltar para Dicas de Saúde Respiratória

show tsN fwR fsN center|left fwR tsN|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news c05|fsN normalcase c05 fwB tsY|b01 c05 bsd|login news normalcase c05 tsY fwB|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||